domingo, 22 de abril de 2012

O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DO SEC.XXI

O  professor  na educação do século XXI
No século 21, o papel do professor  está se transformando. A função dele muda, de detentor do conhecimento, para guia das investigações dos alunos.
O computador é um facilitador da aprendizagem.
 Os softwares e  os programas compatíveis com esse aprendizado, procuram atender as necessidades individuais do aluno.O professor determina o assunto e os alunos é que decidem o melhor caminho a tomar, instigando e desenvolvendo meios para realizar as atividades.

A INFORMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

No 2º ano a informática terá como objetivo a alfabetização (o “Ler e Escrever”), raciocínio lógico, o uso do equipamento, assim como o desenvolvimento da atenção, memória, percepção e criatividade. Serão feitas as atividades de acordo com o planejamento da professora utilizando softwares e programas compatíveis com esse aprendizado, bem como o uso de material didático, para digitação de palavras e frases, podendo realizar blogs trabalhados em sala de aula e outras atividades que se fizerem necessárias.
No 3º ano a informática terá como objetivo levar o aluno ao conhecimento dos recursos disponíveis da máquina, possibilitando, assim, desenvolver a atenção, criatividade, percepção do uso correto da ortografia, acentuação, parágrafo e outros. Podemos utilizar de softwares, sites e programas compatíveis com esse aprendizado, assim como, a utilização material didático, para digitação de pequenos textos criados e trabalhados em sala de aula, jogos pedagógicos, desenhos e pinturas. Organização de cartazes, murais e trabalhos impressos pelos alunos. 


 
 
No 4º ano a informática tem como objetivo levar o aluno ao domínio dos recursos disponíveis na máquina, oportunizar assim sua autonomia e criatividade na realização das atividades propostas, buscar alternativas que o impulsione a desenvolver suas potencialidades e conhecimentos, com a utilização de sites, softwares e programas compatíveis com esse aprendizado, assim como a utilização de produção e digitação de textos, criados e trabalhados em sala de aula, trabalhos em grupo, pesquisas e jogos pedagógicos.

Tecnologia na Educação Infantil

Podemos pensar na informática  com o objetivo da alfabetização tecnológica, através do manuseio da máquina e do aprendizado de suas possibilidades, de acordo com o desenvolvimento intelectual e motor da criança, visando desenvolver a atenção, a percepção e a motricidade, requisitos importantes para o seu desenvolvimento intelectual, e a coordenação motora, para que o aluno possa  instigar meios para adquirir autonomia e a aprendizagem

quarta-feira, 11 de abril de 2012

JUSTIFICATIVA

JUSTIFICATIVA
Sabemos que o computador é utilizado de forma estratégica para  que  o aluno crie alternativas de escolha mais adequadas  para o desenvolvimento e aprendizagem.
Quando o aluno criar o interesse pela tecnologia ele vai buscará dominá-la. Desenvolver a curiosidade e a vontade de aprender auxiliam a estruturar-se, desenvolvendo a aprendizagem. A tecnologia informatizada contribui para a melhoria da aprendizagem e, quando bem utilizada, permite que o próprio aluno perceba a situação em que sua aprendizagem se encontra, instigando-o a estabelecer estratégias para a solução de problemas, adaptando ao conhecimento prévio e à sua vida de maneira significativa. Há uma infinidade de escolhas, de possibilidades, eles precisam selecionar bem o que querem (isto é, definir seus objetivos) e digitar de forma ordenada para obter o desejado. Utilizar a informática é empregar descobertas e invenções. Os alunos constroem o conhecimento por meio da exploração, da navegação, da comunicação, da troca, da representação, da criação/recriação, organização/reorganização, ligação/religação, transformação e elaboração/ reelaboração. Ao dominar o mouse, o “clicar” e o teclado, o indivíduo percebe que há um mundo aberto à sua frente.

 



A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE NO DIA A DIA DOS NOSSOS ALUNOS
 MC LUHAN ANALISA O PODER DE NOSSA COMUNICAÇÃO EM NOSSO TEMPO. O USO DA TECNOLGIA DIGITAL, COMO FERRAMENTA, PROPICIA A REFLEXÃO,INTERATIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA COMUNICAÇÃO

Objetivos

OBJETIVO
O objetivo deste projeto é instigar a imaginação dos alunos, em busca da aprendizagem, rica em informações.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

INTRODUÇÃO
O século XXI é marcado pela globalização e o surgimento de uma nova sociedade, a sociedade do conhecimento. Este cenário traz transformações em todos os aspectos da vida humana.
Atualmente se fala muito sobre a inclusão digital. O computador é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem, quando bem organizada estruturada. A escola deve preparar os professores e alunos à tecnologia, que está ocupando espaço cada vez maior em nossa vida.
O uso da tecnologia auxilia muito o professor nas propostas pedagógicas em sala de aula. Sabemos que alguns métodos pedagógicos utilizados na transmissão do conhecimento não serão deixados de lado, com o giz, a lousa, o caderno, o lápis e os livros, mas a tecnologia vai auxiliar na aprendizagem, de forma integrada com a proposta do professor, atuando como um facilitador do processo de educação.



segunda-feira, 2 de abril de 2012